Buscar
  • Luzi Telles - Diretora

Escola Lápis de Cor institui aulas online com apoio do Geekie One

PorRedação do Paranashop


(Foto: Renato Stockler)


Alinhado às tendências globais, às demandas educacionais contemporâneas e ao cenário de distanciamento social, a Escola Lápis de Cor anuncia uma parceria com a Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo. A escola passa a adotar a dinâmica pedagógica Geekie One para que estudantes tenham acesso a uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação. Com a solução – que alia material didático digital à tecnologia integrada e à prática pedagógica –, a escola acompanha o desenvolvimento de cada estudante de forma ainda mais completa, permitindo trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de maneira personalizada. Com a parceria, a escola oferece aulas a distância para os alunos, que permanecem estudando durante a quarentena.


A decisão da Lápis de Cor de adotar o Geekie One responde não apenas a um contexto de educação online diante da pandemia, mas a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar crianças e adolescentes para o mundo que irão encontrar daqui a 10 ou 20 anos. O Geekie One é mais uma iniciativa da escola que agrega ainda mais valor ao lado das soluções já adotadas pela instituição. A preocupação é natural, uma vez que atravessamos mudanças aceleradas que impactam a comunicação, a sociedade e o mercado de trabalho. Cabe à escola e à família preparar os jovens para os desafios e as oportunidades desse novo contexto, sejam eles relacionados à formação para o trabalho ou à vida como um todo.


Luziângela Cornelsen de Queiros Telles e Paloma Hayashi – diretora pedagógica e coordenadora do Fundamental II, respectivamente – contam que o primeiro impacto da transição das aulas presenciais para a distância para os alunos foi o aumento da autonomia. “Uma outra percepção importante foi que as aulas remotas fizeram os alunos lerem muito mais. Agora eles recebem o que estudar em casa para ser discutido posteriormente na aula ao vivo e precisam ter a leitura prévia para poder participar das aulas. O que vem sendo muito positivo”, afirma Luziângela. Para Paloma, a introdução das aulas a distância foi bem tranquila e conduzida paulatinamente. “Elegemos, inicialmente, proposta de organização de um roteiro diário endereçado para as famílias com gravação de vídeos, explicando as atividades diárias, que seriam enviados via agenda digital. Foi disponibilizado para as famílias e alunos, também, um plantão nos horários de aula para tirar as dúvidas via WhatsApp. Introduzimos as aulas ao vivo na terceira semana de ensino remoto, quando os alunos já tinham domínio da rotina e acesso aos instrumentos tecnológicos. Isso deu segurança a credibilidade ao trabalho”, detalha.


As educadoras salientam que o suporte técnico dado pela equipe da Geekie foi sensacional. “Estiveram presentes em todos os momentos; auxiliaram professores e alunos neste novo momento de quebra do paradigma da aula presencial para a online. A plataforma Geekie One é muito dinâmica o que facilita o entendimento dos conteúdos e transforma o professor em um facilitador da aprendizagem”, contam.

Com a parceria, os estudantes passam a receber um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou smartphones e com muitos recursos acessíveis inclusive pela web –, que reúne mais de dois mil capítulos centrais ao dia a dia da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe. Todo o conteúdo passa a estar organizado em um só lugar, complementado por possibilidades digitais que incentivam bons hábitos de estudos e permitem que a aprendizagem possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Indo ao encontro da visão da Escola Lápis de Cor, além de oferecer um conteúdo diferenciado, o Geekie One é uma iniciativa integrada que também apoia o desenvolvimento de uma aprendizagem ainda mais ativa, pois entende que a tecnologia, por si só, não gera transformação no processo de ensino e aprendizagem. É o que a Geekie e vários especialistas chamam de “intencionalidade pedagógica”. Sem esse princípio, a adoção de qualquer tecnologia apenas substitui meios, mas não transforma de fato as relações de aprendizagem que ocorrem entre alunos e professores e, principalmente, no próprio aluno.


Além de trazer uma visão integradora à tecnologia para estudantes e educadores, o Geekie One também propicia benefícios às famílias de discentes. Por meio do relatório semanal gerado a partir das atividades entregues e o desempenho de cada estudante, familiares podem acompanhar a vida escolar dos estudantes. O relatório é enviado por e-mail com o resumo dessas atividades e tem o objetivo de fortalecer a corresponsabilidade de todos os atores da comunidade escolar, inclusive, neste caso, das famílias, no processo de aprendizagem de cada aluno e aluna e aluno e aulas mais dinâmicas complementam-se com avaliações que são essencialmente instrumentos de coleta de dados sobre a aprendizagem. Esses dados, coletados em avaliações periódicas ou em atividades em sala, tornam-se ponto de partida para diálogos e reflexões, embasando direcionamentos pedagógicos e possibilitando uma corresponsabilização de todos: estudantes, escola e família.

Na prática, um outro benefício está no fato de que, quando usada com função pedagógica e apoio da família, a avaliação atrelada ao apoio tecnológico possibilita que os professores tenham mais tempo disponível para interações pessoais.  Os alunos têm, individualmente, mais tempo com os professores – o que resulta em maior autonomia, entusiasmo. Segundo Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, a empresa tem sido uma aliada de escolas que estão prontas para um próximo passo, que compartilham a busca pela formação de um cidadão ativo e engajado. “Queremos desenvolver habilidades para que os jovens tenham sucesso no aprendizado, no trabalho e na vida; jovens capazes de não somente enfrentar os desafios do futuro, mas também de transformá-lo”, afirma.


SOBRE A ESCOLA LÁPIS DE COR | Chegamos aos 25 anos! Nós, da Escola Projeto / Lápis de Cor sempre acreditamos na qualidade de ensino por meio da valorização do humano, aliado a inovação, tanto tecnológica, como pedagógica, por meio de projetos que envolvem toda a comunidade, trazendo a realidade para dentro da sala de aula, para formação de cidadãos críticos, responsáveis, autônomos e inovadores para um mundo em constante mudança. Aqui o futuro é hoje! https://www.escolalapisdecor.com.br

SOBRE O GEEKIE ONE | O Geekie One é uma solução educacional completa, conectada às necessidades do agora que além do material didático, integra tecnologia e consultoria parceira que empoderam para uma nova dinâmica pedagógica e educacional, que alia material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria na jornada de inovação de cada escola. Adotado por mais de 200 escolas brasileiras, já contribui para a aprendizagem de mais de 50 mil estudantes. A solução foi desenvolvida para contemplar o conteúdo didático completo – para alunos do 6º ano do ensino fundamental à terceira série do ensino médio – disponível para Chromebooks, Ipads e smartphones. O suporte digital permite navegação, hiperatualização e linguagens adequadas aos estudantes do novo milênio com páginas, vídeos, hashtags, gifs, relatórios de desempenho e organizador de atividades entre as estratégias ampliadas pela tecnologia. Com a perspectiva da corresponsabilidade na aprendizagem de estudantes, o Geekie One também disponibiliza às escolas parceiras o envio de relatórios de atividades de cada aluno e aluna para seus pais. O acompanhamento via plataforma, possibilita que pais e responsáveis se aproximem do desenvolvimento da criança e do adolescente.

SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos oito anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co. www.geekie.com.br

115 visualizações

Rua Francisco Derosso, 3950 | Alto Boqueirão -Curitiba, Pr | escola@escolalapisdecor.com.br | Tel: 41 - 3258-2402 / 99968-6534

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Instagram