Rotina bem definida e suporte emocional são funções prioritárias dos pais.
Sabemos que os pais e professores estão se desdobrando para que esse novo formato de aulas seja tão eficiente quanto à experiência física da sala de aula.
Hoje trazemos algumas dicas do que as famílias podem fazer para ajudar os filhos.
Dicas para os pais
· Construa uma rotina positiva, estabelecendo as prioridades. Orientando a criança para que se prepare como se fosse para a escola, tomando banho e colocando roupas leves e confortáveis.
· Dê a estrutura necessária para o bom andamento da aula. Ajude-os com as tecnologias, preparando o computador, tablet ou celular necessário para a aula. Assim como ajudar os pequenos instalando os Aplicativos ou entrando nas plataformas necessárias, deixando-os abertos para o início da aula.
· Prepare um espaço silencioso e sem interferência de pessoas para não distrair o aluno. (Não ter Televisão ligada, pessoas conversando ou assistindo vídeos no WhatsApp em volta, por exemplo.)
· Demonstre interesse naquilo que seus filhos estão aprendendo e se coloque à disposição para ajudá-los, mas nunca faça por eles. Jamais interfira no andamento da aula, mas esteja disposto a auxiliar, caso o professor solicite. Promova a autonomia do seu filho! (Na escola é assim e funciona muito bem)
· Quando discordar de algo, espere para conversar com o professor em particular. Solicite um atendimento individualizado, jamais interrompa uma aula.
· Por fim, não queira resolver tudo para os filhos. Os pais são o suporte, isto é, pessoas com quem o filho pode contar ao realizar as atividades ou participar das aulas on-line, mas sua missão maior não é apenas prover as questões materiais e, sim acima de tudo, estar a disposição para abraçar seu filho nas questões emocionais que este período traz, dando segurança, elogiando e demonstrando verdadeira alegria a cada conquista dele, por menor que possa parecer.
E sempre contem com a escola!
Komentarze