top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuzi Telles - Diretora

Os Benefícios da Escola Bilíngue

Atualizado: 2 de out. de 2020

Ainda existem muitos equívocos quando abordamos a temática da educação bilíngue.


Apesar de ser um assunto em evidência, ainda existem muitos equívocos quando abordamos a temática da educação bilíngue e o ensino de uma língua estrangeira nas escolas. O que realmente é benéfico para o desenvolvimento dos pequenos? Como pensar um contexto que promova “inputs” positivos que impactem a criança a querer mobilizar uma língua diferente da sua? Na Escola Projeto encontramos aspectos que declaram a intencionalidade pedagógica de uma prática progressista do ensino bilíngue, pensando no desenvolvimento integral e significativo para seus alunos. Exploraremos tudo isso, contrastando teoria e prática, o segredo para se aplicar a práxis no ambiente escolar.

Com o avanço das tecnologias e comunicação, ser fluente em mais de uma língua tornou-se mais que obrigatório, para além do sucesso profissional, como era pensado antigamente. Também se abandonou o lema, de que expor crianças pequenas a um segundo idioma poderia causar confusão mental e atraso de linguagem. Os novos mantras são outros, como: “quanto mais cedo melhor” (Abu-Rabia e Kahat, 2004) e “não existe desvantagens no bilinguismo” (Pettito e Dumbar, 2004). Então quais são os reais benefícios de estar em um ambiente escolar bilíngue?

De acordo com a classificação feita por Baker (2006), na Escola Projeto encontramos o que é conhecido como educação bilíngue de enriquecimento que “tem como objetivo proporcionar às crianças falantes de uma língua dominante o aprendizado de uma segunda língua na escola". Assim a língua estrangeira está inserida no cotidiano escolar de forma rotineira e harmônica, tirando o foco do aprendizado fragmentado da língua inglesa, valorizando práticas que promovem a aquisição de diferentes conhecimentos e linguagens, através da articulação de diferentes conteúdos mediados pela orientação verbal em inglês.


Essa organização escolar, promove uma formação global do sujeito, esse enfoque multilíngue e transdisciplinar, correspondem às habilidades que precisam ser desenvolvidas nos sujeitos para que possam ser bem-sucedidos, além de críticos e reflexivos. De acordo com Espinosa (2012) os benefícios da vivência bilíngue se aplicam em diferentes domínios: cognitivo; social; econômico; pessoal; comunicativo; cultural e acadêmico. Além dos dados concretos de pesquisas relacionadas a neurociência, apontando que a dinâmica do cérebro de pessoas multilíngues pode retardar doenças como Alzheimer, demonstrando os benefícios relacionados a saúde, da educação bilíngue.


Na Escola Projeto a relação com a língua estrangeira começa cedo, já no Infantil

III e segue até o 9º ano. Sabemos que as crianças por estarem desenvolvendo seu

vocabulário, demonstram facilidade para aquisição de uma segunda língua, facilitando

a mobilização do idioma de forma fluída (Abu-Rabia e Kahat, 2004). A Escola incentiva que todos seus professores estudem a língua estrangeira. A possibilidade de ter situações de aprendizagem pensadas por profissionais que passaram pelo aprendizado da língua, potencializa a oportunidade de aquisição de conhecimentos por parte das crianças, pois o professor reconhece os processos, facilidades e dificuldades de se relacionar com uma língua diferente da sua. Dessa forma conseguimos pensar ambientes e experiências educativas com uma grande carga de “input” positivo (Krashen) promovendo a autonomia, valorizando as hipóteses de linguagem, evitando bloqueios que afetem os filtros afetivos dos discentes.


A lista de benefícios é gigantesca e com as novas pesquisas cada vez mais pontos positivos se destacam em encontrar uma escola bilíngue que ofereça uma prática

organizada e significativa, como na Escola Projeto. Que continuamente investe no seu

grupo de professores, por meio do grupo de estudos e planejamento do projeto bilíngue

da escola, pensando na “professoralização” (Villela, 2013) e em práticas significativas

para o ambiente escolar, embasada nas melhores teorias do bilinguismo e daqui para

frente nas Diretrizes Curriculares para Educação Bilíngue.



450 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page