• Foto do escritorLuzi Telles - Diretora

Seu filho come bem?

A saga da alimentação infantil

Muitos pais têm a sensação de que seus filhos não estão comendo tão bem quanto deveriam.

Temos no mercado tantas opções de comida industrializada e fast food que hoje tornou-se nosso dever ensinar às crianças a importância da alimentação saudável.

De acordo com dados do Ministério da Saúde temos no Brasil 13,2 % das crianças entre 5 e 9 anos com obesidade, isto pode trazer consequências preocupantes ao longo da vida.

A alimentação escolar auxilia no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças e estas a sua vez, podem se tornar multiplicadoras em suas casas, de modo de incentivar a seus pais a consumirem alimentos diferentes dos usuais.

Cada criança tem seu tempo de adaptação e é nosso dever respeitá-las.

Um dos métodos que a equipe da La Merienda, responsável pela a alimentação na Escola Projeto / Lápis de Cor, consiste em sentar um amigo que come muito bem ao lado de outro que é mais reticente a experimentar coisas novas; isso faz que desencadeie uma curiosidade e a confiança ao ver que esse novo alimento não é um bicho de sete cabeças e sim algo que pode ser muito gostoso!

Elogiar sempre de maneira entusiasta qualquer mudança positiva no hábito alimentar, enaltecendo aos bons hábitos é muito mais efetivo que as críticas as más condutas.

Algumas dicas para estimular os pequenos a experimentarem coisas novas ou diferentes em casa podem ser:

• Deixe frutas e verduras sempre a vista dos olhos e alcance das crianças.

• Permita que as crianças participem da preparação dos alimentos (mãos na massa!)

• Compartilhe refeições em família com mais frutas e verduras e menos fast food.

• Tenha “Paciência” não desista na primeira tentativa!

• Dê o EXEMPLO!

Sabemos que nosso dia a dia é muito corrido e geralmente os pais não têm tempo de fazer um lanche saudável e gostoso para seus filhos, fazendo-os a optarem por comprar lanches industrializados!

Mas, você sabe qual o prejuízo disso?

AÇUCAR EM EXCESSO, GORDURA EM EXCESSO, GORDURAS SATURADAS, GORDURAS TRANS etc.

Todos esses componentes trazem problemas cardiovasculares e colesterol “ruim”.

Então, não é melhor conservar a saúde de nossos pequenos tanto em casa como no âmbito escolar?

Fica a dica!