top of page
Buscar

TDN: O Transtorno de déficit de natureza e o poder de aprender ao ar livre

  • Foto do escritor: Luzi Telles - Diretora
    Luzi Telles - Diretora
  • 7 de abr.
  • 2 min de leitura

Criança em Sessão de Forest School - Escola de Floresta
Criança em Sessão de Forest School - Escola de Floresta

Você já ouviu falar em TDN? O Transtorno de Déficit de Natureza é uma expressão criada por Richard Louv para descrever os impactos negativos que a falta de contato com ambientes naturais pode causar no desenvolvimento das crianças. Irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e sedentarismo são alguns dos sinais mais comuns. Em um mundo cada vez mais urbano e digital, o afastamento da natureza tem se tornado um desafio real para famílias e educadores.


É justamente nesse cenário que o papel da escola ganha ainda mais força. Quando o ambiente escolar valoriza o contato com a natureza como parte essencial da aprendizagem, ele não só ajuda a prevenir os efeitos do TDN como também potencializa o desenvolvimento integral das crianças. Estar em meio ao verde, tocar a terra, observar os ciclos da vida e brincar com elementos naturais desperta a curiosidade, acalma a mente e amplia as possibilidades de aprendizado.


Aqui na Escola Projeto / Lápis de Cor, a natureza é nossa sala de aula. Com a metodologia da Forest School, promovemos vivências ao ar livre que respeitam o ritmo da infância e incentivam a autonomia, a colaboração e a criatividade. Essa prática está profundamente conectada à pesquisa desenvolvida por mim, diretora geral da Escola Projeto / Lápis de Cor, na USP, que teve como trabalho final o estudo “Escola de Floresta – Como esta proposta de infância livre, real e desemparedada está sendo implantada em escolas brasileiras.” O estudo confirma os benefícios de uma infância em contato direto com o mundo natural e fortalece nossa proposta pedagógica.


Mais do que combater o déficit de natureza, nossa missão é cultivar o excesso de encantamento: pelo mundo, pelas relações, pelas descobertas. Porque quando a natureza faz parte da rotina, o aprendizado floresce com leveza, propósito e felicidade. Afinal, aqui eu sou feliz — e em contato com a natureza, ainda mais.


Saiba mais:

Livro: A última Criança na Natureza Resgatando Nossas Crianças do Transtorno

Richard Louv | 2016



 
 
 

Commentaires


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page